ACERVO MUSICAL | Consulado da Portela de SP
 

JOÃOZINHO DA PECADORA


Cantor. Compositor.

Seu pseudônimo "Da Pecadora" deve-se ao fato de sua parceria com Jair do Cavaquinho na composição "Pecadora", música de grande sucesso na década de 1960.

Em 1965, sua composição "Pecadora" (c/ Jair do Cavaquinho), foi incluída no LP "Elizete sobe o morro", de Elizete Cardoso, lançado pela gravadora Copacabana. Neste mesmo ano o grupo A Voz do Morro (Jair do Cavaquinho, Zé Kéti, Oscar Bigode, José Cruz, Nelson Sargento, Paulinho da Viola, Anescarzinho do Salgueiro e Elton Medeiros), incluiu "Pecadora" no primeiro LP intitulado "Roda de samba".

Em 1975, ao lado de Casquinha da Portela, Anézio, Velha e Candeia, participou do LP "Partido em 5 volume 1".

No ano de 1977, ao lado de Luiz Grande, Anézio do Cavaco, Roque do Plá, Velha da Portela e Casquinha da Portela, participou do disco "Partido em 5 volume 3", no qual interpretou de sua autoria "Perereca quando canta é sinal que vai chover" e "Carrapato do meu cachorro". Neste mesmo ano, com o parceiro Luiz Grande, interpretou de autoria de ambos "Sururu no bate bufo" no LP "Olé do partido alto volume 3". No ano seguinte sua composição "Casório mal sucedido" foi interpretada pelo parceiro Luiz Grande no disco "Os bambas do partido alto", lançado pela gravadora Soma/Sigla.

Em 2000 a música "Pecadora" foi incluída no CD "A música brasileira deste século por seus autores e intérpretes - Paulinho da Viola e os Quatro Crioulos".

Carrapato do meu cachorro
Casório mal sucedido (c/ Luiz Grande)
Pecadora (c/ Jair do Cavaquinho)
Perereca quando canta é sinal que vai chover
Sururu no bate bufo (c/ Luiz Grande)

(1977) Partido em 5 volume 3 • Tapecar • LP
(1977) Olé do partido alto volume 3 • Tapecar • LP
(1975) Partido em 5 volume 1 • Tapecar • LP