CONSULADO DA PORTELA - CONSULES

Cônsules


CARLOS ALBERTO FERREIRA DO VAL

PROJETOS

Carioca, nascido em Jacarepaguá, Portelense desde que me conheço como gente. Licenciado em Geografia, Pedagogo e Pós Graduado em Docência para cursos superiores. Uma satisfação enorme fazer parte do Consulado da Portela de São Paulo, cidade que me acolheu.

   
DIEGO ROSA DA SILVA

AGRUPAMENTO MUSICAL

Nascido em meados de 85, na cidade de São Paulo; criado na zona sul, mais especificamente entre o Jd. Guarujá e, valo velho. Formado em produção audiovisual e, profissional da atuante na área de espetáculos como técnico de som e iluminação cênica. Acompanhou de perto a movimentação da cultura Hip-hop no início do milênio e, das rodas de samba que aconteciam na mesma época na periferia paulistana. Nesse período, teve seu primeiro choque de encantamento ao ver um teaser sobre o Mistério do samba, documentário produzido para exaltar a importância da Velha guarda da Portela; produzido pela Marisa Monte e Paulinho da Viola.

Seu contato com pandeiro começou na vida profissional, ao trabalhar na região de pinheiros, maior polo musical da América latina em uma loja que foi referência em instrumentos de percussão no Brasil. Trabalhou Luthier de bateria e percussão nesse período. Incentivado pelo amigo e professor Márcio sumô e, vivência com alguns mestres como: Zé Eduardo Nazário, Don Pandeiro, Tustão cunha, Egimar e Ito Alves. Dedicou-se incansavelmente pelo instrumento e história dos músicos que reverenciaram o pandeiro de couro como instrumento múltiplo. Mas o divisor de águas, foi o contato com um método de pandeiro escrito pelo músico e mestre Luis Roberto Sampaio; Pandeiro brasileiro volume 1.

‎Em 2013, Ao retomar as atividades musicais na comunidade Samba da praça do Jd. Guarujá; formada por familiares e amigos de infância. Convidado a conhecer o Terreiro do Samba do Tempo do Onça, presidido pelo Ricardo Scott; e Após alguns anos de frequência no terreiro da coirmã fui convidado pelos músicos : Anderson santos ( Pezão ) , orlei Castro e Ricardo tainha ; pela figura do presidente para participar da roda de samba memorável no largo do Ana Rosa. Marco do surgimento do Consulado da Portela de SP. Integrando o agrupamento musical.

   
DINHO PINHEIRO

AGRUPAMENTO MUSICAL

44 anos, sambista , compositor, pandeirista. Membro do Terreiro de Compositores e @migos do Samba.Com e Consulado da Portela de São Paulo, Paulistano de Santo Amaro. Feliz por fazer parte de tudo isso.

   
JAIR DE OLIVEIRA

AGRUPAMENTO MUSICAL

Administrador de Empresas, Contador, dos Sambas desta vida ativamente à 62 anos.

   
JB LAUREANO

PROJETOS

Bacharel em Administração de Empresas. Paulistano da Moóca. Trabalha na área comercial mercado do alumínio. Portelense de nascença e em São Paulo tem uma amante especial, Rosas de Ouro. Frequentador das rodas de samba em Sampa, principalmente da querida Vila Brasilândia, local que o adotou. "meu coração bate mais forte quando estou diante da Velha Guarda e das Baianas".

   
JOÃO CARLOS ARAÚJO

PROJETOS

Formado em Administração de Empresas, é especialista em Gestão de Pessoas. Por amor a essa profissão, é Engenheiro Ambiental e de Segurança de Trabalho. É sócio do GRES Portela, apaixonado pela história e pelas coisas que fazem da agremiação a maior campeã do Carnaval Carioca.

   
JOELMA ANGÉLICA TEIXEIRA

AGRUPAMENTO MUSICAL

Formada em Administração de Empresas e Arquitetura de interiores, especialista em Marketing e Comunicação digital com foco em projetos de Samba. Backing vocal, desde 2015 diretora de comunicação e marketing na Oficina do Samba, desde 2016 diretora de comunicação e marketing G.R.C.E.S. Estrela do Terceiro Milênio, pastora do Consulado da Portela São Paulo desde 2016.

   
JOSé CARLOS LAURENTINO

AGRUPAMENTO MUSICAL

Paulistano, nascido em Santo Amaro e morador do Parque Figueira Grande, Chácara Santana e agora Capão Redondo, Pintor de paredes, iniciou no samba na década de 80, mas precisamente em 1987, participando do Bloco Carnavalesco Vai quem quer, Participou das agremiações Imperatriz da Sul e Cacique do Parque Santo Antônio como ritmista e participando de grupos de Samba como: Mistura de pele,Pura emoção, Alma negra entre outros. Atuante assíduo em comunidades de Samba como Samba da Praça do Grajaú, Samba de Todos os Tempos e Samba do Tempo do Onça, mais recentemente integrante do Agrupamento Consulado da Portela de São Paulo com muito orgulho de fazer parte de tudo isso.

   
KLEBER PEREIRA

AGRUPAMENTO MUSICAL

Nascido em Pernambuco ( Caruaru ), mas foi criado na Vila Prudente Zona leste (SP), formação gestão em qualidade, Bancário. Amante assíduo do cavaquinho e Banjo, toca desde 9 anos de idade. Frequenta inúmeras rodas e comunidades de samba de São Paulo, algumas tocando e outras apreciando essa arte que tanto ama o Samba. Ao pisar em Madureira/Oswaldo Cruz RJ, seu coração disparou como uma Bateria de Escola de Samba e foi contagiado pelo Azul e Branco e a sua História (Portela e sua Velha Guarda).

   
LEONARDO MARQUES KARASEK

EVENTOS

Graduação em Comunicação Social – Publicidade pela Faculdade Hélio Alonso, Rio de Janeiro. Pós-graduando em direção teatral pela Escola superior de Artes Célia Helena. Pós Graduação em Literatura Brasileira na UFRGS (Porto alegre, Rio Grande do Sul). Realizou cursos de teatro pelas escolas, Herbert Berghof Studio (Nova Iorque, EUA), CAL (Casa de Artes de Laranjeiras - Rio de Janeiro), Teatro Tablado (Rio de Janeiro). Dirigiu vídeos, como: O Pai, O Castigo e Da Vida Nada se Leva. Conheceu a Portela em 1996.

   
MARCELO HARGREAVES

MÍDIAS

Carioca de nascimento, apaixonado pelas escolas de samba em geral e Portelense azul royal desde os 10 anos de idade. Jornalista formado pela Universidade Metodista e pós-graduado em Roteiro Audiovisual pela Faculdade Senac em São Paulo, tem mais de 20 anos de experiência na produção de conteúdo. Foi repórter de política e especializou-se em conteúdo para Internet participando de experiências de jornalismo digital, criação de sites, branded content e redes sociais para empresas de mídia, a iniciativa privada e órgãos públicos. Trabalha atualmente em agência de marketing digital como coordenador de redação e assina uma coluna sobre carnaval no Camarote Carnaval.com. Um dos fundadores do site Portela Web, tornou-se membro do Consulado da Portela em SP em 2016.

   
MARCO SANTIAGO

MÍDIAS

Graduado em Fotografia pela UNG Universidade de Guarulhos. Ilustrador pela EPA Escola Panamericana de Arte. Tenor no Coralusp XI de Agosto entre 2000/2009. Coordenador de desenvolvimento de obras de arte para galerias, usando como suporte aço, alumínio e latão. Amante das Artes: Plásticas, música, poesia. Defensor do samba com surdo, pandeiro, tamborim, cuica, cavaco, violão, reco-reco, agogo. Samba, gosto de você, do jeito que te conheci.

   
PAULO TOLEDO

PROJETOS

Bacharel em Ciências Contábeis. Atuante em projetos sociais na região de Cidade Ademar/SP. Liderou a implantação da biblioteca comunitária, Unidos da Doze nas Letras, incentivando a leitura local e implantou o CineVila, cinema gratuito para comunidade do Parque Doroteia/SP. Fez parte da equipe de criação do Projeto Orquestra Violeiros de Diadema. Violeiro, faz dupla com o seu pai João Toledo. Estudante de Violão Sete Cordas. Apaixonado pela Portela, suas histórias, seus poemas e sua gente, fã incondicional da Velha Guarda.

   
RITA TELES

EVENTOS

Graduada em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade São Judas Tadeu . Iniciou o contato com o teatro em 2002 no Curso Livre de Teatro ministrado pela Arte & Equilíbrio. Produtora e idealizadora da empresa Núcleo Coletivo das Artes, dubladora e atriz - pesquisadora do “Grupo de Estudos de Dramaturgia e interpretação de textos”. Arte educadora e orientadora de Oficinas de Vivência Teatral em diversas instituições de educação e formação. Compõe o grupo de pesquisa em dança contemporânea "Outro Grupo de Dança". Contadora nas horas vagas. Torcedora da querida Portela desde a infância, quando teve a oportunidade de estar na Rua Clara Nunes, 81, definitivamente selou sua paixão.

   
ROBERTA ROMÃO

EVENTOS

Bacharel em Educação Física. Pós-graduada em Psicomotricidade. Grande experiência em educação infantil. Participou do Livro Psicomotricidade & Educação Física, Quem quer brincar põe o dedo aqui. Torcedora da Portela e fanática pela Velha Guarda.

   
RUY OLIVEIRA

EVENTOS

65 anos, casado, grande apreciador de samba, admirador da Velha Guarda e um torcedor apaixonado pela Portela. Nas horas vagas gosta de viajar, fazer um bom churrasco, papear com os amigos e lógico curtir um samba de qualidade.

   
TERESA CRISTINA TELES

PROJETOS

Nascida em São Paulo. Graduada em História pela Universidade de São Paulo e Mestre em História Social pela mesma universidade, na área de História do Brasil Contemporâneo, atuando principalmente nos seguintes temas: imigração contemporânea, refugiados políticos, intolerância, diversidade. Atualmente é pesquisadora e funcionária do Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. Percussionista no bloco Ilu Obá de Min.

   

Contato com o Consulado