CONSULADO DA PORTELA - LEITURA NOTICIAS

Notícia


Consulado da Portela de São Paulo e Bloco Infantil de Guarulhos fecham parceria para Carnaval 2019

Repertório passará a contar com sambas de enredo mais conhecidos da Águia Altaneira

do Consulado - 28/05/2018

Por Gt. Mídia


Como forma de levar as ações culturais da mais tradicional escola de samba do país ao município de Guarulhos, o Consulado da Portela em São Paulo acaba de firmar parceria com o Bloco do Chocalho, o único voltado para o carnaval infantil nesta importante cidade da Região Metropolitana.

Até o Carnaval 2019, serão desenvolvidas diversas atividades, em especial a formação de uma bateria para que o bloco desfile com ritmistas da própria cidade. Pela parceria, o Consulado coordenará em conjunto com o professor da oficina a organização do repertório para o grupo, que contará, além das marchinhas mais tradicionais, também sambas de enredo mais conhecidos da Portela. Em contrapartida, o Bloco do Chocalho estará presente em ações da representação ao longo do ano.

Segundo o presidente do Consulado, Paulo Toledo, o objetivo da parceria é disseminar as composições e toda a tradição da maior campeã do Carnaval do Rio também entre as crianças paulistas – a primeira iniciativa nesse sentido do próprio Consulado foi o convênio com o Mosteiro São Geraldo para aulas de música em Paraisópolis, na cidade de São Paulo. “O futuro do samba está nas mãos dessa nova geração que gosta de brincar o Carnaval e quer conhecer o que há de melhor em música”, comenta Toledo.

O Bloco do Chocalho desfila por Guarulhos desde 2016, nas terças-feiras de Carnaval e arrasta mais de 5 mil foliões, entre crianças e adultos. A equipe do Pé no Chão - Espaço de Brincar, um espaço lúdico voltado à primeira infância da cidade, é responsável pela organização do Bloco.


VOLTAR

Contato com o Consulado