CONSULADO DA PORTELA - LEITURA NOTICIAS

Notícia


Consulado da Portela de SP faz rodas de samba com feijoada para celebrar aniversário da escola

Portela comemora o seu aniversário de 96 anos de fundação

GT Mídia - 09/04/2019

Por GT Mídia




No próximo dia 11 de abril a escola de samba Portela comemora o seu aniversário de 96 anos de fundação. Por isso, o Consulado da Portela em São Paulo realiza neste mês eventos para trazer a festa também aos admiradores da Águia Altaneira na capital paulista.

No dia 13, a partir das 15h, o encontro da família portelense de São Paulo será no Remelexinho Bar, na esquina das ruas Ferreira de Araújo e Paes Leme, em frente ao SESC Pinheiros. E no dia 27, será a vez do Bar do Baixo, na Vila Madalena receber o Consulado com direito a muito samba e feijoada para quem quiser um gostinho das tardes comandadas pela Tia Surica na quadra portelense, em Madureira.

Seguindo os moldes do projeto Portela de Asas Abertas, uma das mais bem-sucedidas realizações do Departamento Cultural da azul e branco carioca, a roda de samba divulga e celebra em terras paulistanas a vasta produção musical de grandes compositores da história da azul e branco.

No repertório, executado pelo Agrupamento Musical do Consulado, estão canções de grandes compositores da escola como Monarco, Casquinha, Argemiro, Candeia e Paulinho da Viola. Além de canções autorais, são cantados também sambas clássicos da Portela, para quem já está com aquela saudade do carnaval.

O Agrupamento do Consulado, responsável pela batucada, segue os moldes das antigas rodas de terreiro, toca sem amplificação de som, como nos tempos de Paulo da Portela e Heitor dos Prazeres. É só chegar e cantar junto.

Segundo o presidente do Consulado de SP, Paulo Toledo, "sempre é tempo de exaltar a Portela", considerada uma das mais importantes instituições do samba no Brasil. "Esse ano, reservamos duas datas em bairros da Zona Oeste, área da cidade que sempre acolheu o samba. Vários baluartes portelenses já fizeram shows em casas de Pinheiros, por exemplo", lembrou. Toledo ressalta que é "um evento informal, na melhor tradição das rodas de samba tradicionais que deram origem às escolas de samba cariocas".



Serviço

Portela 96 anos - Consulado de São Paulo

Dia 13/4 – A partir de 15h
Remelexinho Bar, esquina da Rua Paes Leme 208 e Ferreira de Araújo 1076, em Pinheiros, em frente ao SESC Pinheiros
Entrada: gratuita / feijoada à parte

Dia 27/4 – A partir de 15h
Bar do Baixo, rua Girassol, 57, Vila Madalena
Entrada: gratuita / feijoada à parte


VOLTAR

Contato com o Consulado