CONSULADO DA PORTELA - PORTELA

Portela


GRES PORTELA

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela foi fundado em 11 de abril de 1923 no bairro de Oswaldo Cruz, zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Sendo a mais antiga escola de samba em atividade permanente, é a única escola que participou de todos os desfiles de escolas de samba da cidade.


O G.R.E.S. Portela foi a campeã do primeiro concurso de escolas de samba (não oficial) em 1929, organizado por Zé Espinguela. Desde então, foi a grande responsável por moldar os desfiles na forma como acontecem atualmente, 21 campeonatos e uma grandiosa contribuição para o samba carioca e para a cultura brasileira.


Portelão

Rua Clara Nunes 81, Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ - CEP.: 21351-110

Visite o site da Portela


Departamento Cultural do GRES Portela

Ultrapassando a dimensão do próprio carnaval brasileiro, o desfile das escolas de samba a cada ano confirma seu ‘status’ de maior festa brasileira. E é nesse cenário que a disputa entre as escolas pelo título de campeã acaba por envolver paixões pessoais e cifras cada vez maiores.


Na Portela também é assim!

O que difere a Portela é a força de seu Departamento Cultural. Escola formadora, pioneira, participante e formadora de todos os desfiles realizados, desde 1932, maior vencedora de títulos, tem, nas linhas melódicas de seu maior baluarte vivo, Mestre Monarco, um livro repleto de histórias com conquistas a valer. Ainda segundo o Mestre, “Se for falar da Portela, hoje não vou terminar”.


O Departamento Cultural da escola se posiciona entre a necessidade da conquista do título, esperado desde os anos 1970, e a valorização, busca e preservação de suas tradições, páginas do tal livro de tantas histórias.


Desenvolve seus projetos situando-os ora como “culturais” ora como “eventos”. Sendo, no gênero, o departamento mais ativo da atualidade, com seus membros conscientes da importância de seu papel nos destinos da escola, volta suas atividades para valorizar o corpo de componentes da agremiação, de seus baluartes e de sua história.


Em dois anos de atividades o Departamento Cultural vem cumprindo sua tarefa maior de já se constituir em uma realidade e exemplo no universo das escolas, incentivar a formação e existência de entidades congêneres e ser a base de perpetuação de tanta memória, presente e futura.

Visite o site do Departamento Cultural da Portela


Contato com o Consulado